Quando a suplementação é indicada?
Os suplementos são importantes por se apresentarem como ferramentas práticas e alternativas de uma vida agitada, na qual há pouco ou falta de tempo para preparar refeições pós treino.
O suplemento também preenche lacunas alimentícias que podem ser deixadas por exclusão de alguns alimentos.
Suplementos funcionam como anabolizantes?
Não, anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino chamado testosterona.
Já os suplementos são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não, E podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
Todas as pessoas podem usar o mesmo tipo de suplemento?
Não, cada um tem uma necessidade. Hoje em dia, tanto a dieta quanto a suplementação estão sendo banalizados.
Tudo pode, mas nem sempre te convém. Cada suplemento possui um objetivo, e de acordo com esse objetivo, você vai poder saber qual o suplemento ideal para sua utilização.
Existem riscos com o uso de suplementos?
Sim! Pessoas com deficiência de ferro não devem utilizar cafeína, pois ela interage com o mesmo. Outro caso conhecido é quando há o excesso de proteína, ocasionando a produção de amônia, que é uma toxina.
Esse exagero pode causar sobrecarga no fígado, o que permitirá que a amônia e outras substâncias tóxicas possam alterar a composição do sangue.
É importante lembrar que qualquer excesso alimentar, seja de suplemento, de proteína ou carboidratos, pode trazer malefícios.
Qual a importância da suplementação na alimentação?
Suprir e corrigir as deficiências na alimentação. Os suplementos ajudam o paciente ou atleta a suprirem todas as suas necessidades nutricionais.
O famoso Whey Protein realmente é bom?
Sim, as proteínas são responsáveis pela manutenção, reposição e o crescimento dos tecidos corporais, a sua deficiência seria um caos.
A proteína do soro de leite completa e natural derivada do leite de vaca e disponíveis em suplementos proteicos, tem alto valor biológico e baixo peso molecular, o que facilita a absorção.
Ele tem efeitos na síntese proteica muscular, redução de gordura corporal e melhora no desempenho. Alguns estudos demonstram que os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) favorecem o anabolismo, ajudando no ganho de força e mantendo a massa muscular durante as dietas de emagrecimento.
Quais benefícios eles trazem?
Os suplementos ajudam na melhoria da força e desempenho de atletas profissionais ou de praticantes de atividades esportivas.
Normalmente, as formulações repõem nutrientes, como vitaminas e sais minerais, aminoácidos consumidos pelo organismo durante a prática de atividade física.
A praticidade durante uma corrida de longa distância, um pós-treino quando não se tem tempo para preparar uma refeição também é um ponto alto do suplemento.
Qualquer pessoa pode usar suplementos alimentares?
Não, primeiramente é preciso analisar a necessidade da suplementação para saber dosar as quantidades e a sua real utilização. Indivíduos diabéticos, hipertensos e anêmicos têm restrições quanto alguns dos suplementos.
Os mais usados hoje são Whey Protein, creatina, colágeno, Ômega 3, óleo de linhaça, dextrose, maltodextrina, palatinose e cafeína.
Suplemento substitui refeição?
Não é bom substituir uma refeição principal por suplementação, porém podemos utilizar a suplementação como aliada de refeições, substituindo uma refeição mais calórica como no caso de lanches, por um suplemento menos calórico.
Além disso, alguns suplementos podem ser acrescentados em receitas, como no caso de vitaminas, doces, etc.
Quanto mais suplementos melhor?
O foco da suplementação deve ser a qualidade e jamais a quantidade. Por exemplo, você não precisa de 3 ou mais suplementos proteicos para a hipertrofia, pois com um ou dois de qualidade, somados a uma alimentação bem regrada, você já terá os benefícios necessários.
Para emagrecer, basta tomar suplementos termogênicos?
Os termogênicos atuam sobre o metabolismo celular, aumentando a atividade das células e desta maneira, tornando o metabolismo mais acelerado.
Porém, sem atividade física, este aumento não chega a ser eficiente para a perda de gordura. Por isso, se for tomar termogênico, coloque o corpo em movimento, caso queira ter sucesso.
Somente suplementos proteicos são necessários?
Na maioria das vezes, as pessoas se dedicam apenas a suplementação de proteínas e se esquecem de um fator muito importante, as vitaminas e minerais em geral.
Salvo raras exceções, onde as pessoas tem uma alimentação super regrada, a suplementação vitamínica sempre pode ser uma boa saída. Isso por que ela vai auxiliar na melhora de todas as funções de seu organismo.
Comecei a treinar, devo suplementar?
Qualquer pessoa pode suplementar independente do seu nível de experiência de treino. Suplementos são nutrientes em pó que poderiam ser ingeridos através dos próprios alimentos, contudo preferimos pagar mais pela comodidade de consumi-los da maneira mais fácil, e com um sabor agradável.
Qual o melhor suplemento pós-treino?
De maneira geral, o Whey Protein é um dos que traz mais benefícios, pois as suas variações podem ter carboidratos ou não, além de fornecer uma proteína de alto valor biológico.
Suplementos de carboidratos vale a pena utilizar?
Varia muito dos objetivos e do treino de cada um. Alguém que faz um treino visando à hipertrofia precisa de carboidratos de alta glicemia para repor as reservas de glicogênio.
No caso do emagrecimento, vai depender de como é seu treino. No geral, a suplementação de carboidrato pode ser substituída por alimentos em geral.
Existe contraindicação?
Mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que sofrem com doenças renais ou no fígado ou, ainda, que estejam fazendo uso de medicamentos devem evitar consumir suplementos alimentares, sob o risco de sofrerem complicações de saúde.
Por onde começar?
Whey protein é uma das formas mais populares de suplementação para atletas e praticantes de musculação. O objetivo principal do whey protein é fornecer ao corpo os nutrientes necessários para o crescimento e reparação muscular, além de ajudar na recuperação após os exercícios.
Whey Protein
Crescimento e reparação muscular
A creatina é outra forma popular de suplementação para atletas e praticantes de musculação. O objetivo principal da creatina é aumentar o desempenho físico e ajudar na hipertrofia muscular.
Creatina
Aumentar o desempenho físico
São aminoácidos essenciais que desempenham um papel importante no crescimento muscular e na recuperação pós-treino. Eles também ajudam a reduzir a fadiga muscular durante o exercício e a preservar a massa muscular durante períodos de dieta restritiva.
BCAA
Recuperação pós-treino